segunda-feira, 14 de março de 2016

Sugestões

Caros(as),

Foi muito legal ter trabalhado com vocês neste semestre. Honestamente, espero que a matéria trabalhada seja de alguma valia para o curso de vocês.
Gostaria muito de poder ter o comentário de vocês sobre a disciplina: o que vocês acharam e o que gostariam que mudasse.

Para isso, estou aberto a sugestões e críticas. Nesta postagem do blog, deixei um espaço para que vocês possam comentar.
Ressalto que vocês podem comentar como 'anônimo'. Para mim, como professor, é de extrema importância saber qual é a percepção dos alunos, e qualquer tipo de crítica será bem-vinda!

Abraços a todos,

Rodrigo K.


Obs.: clicar abaixo em 'comentário' para deixar uma sugestão:

quinta-feira, 3 de março de 2016

Pontos medidores

Olá!

Escrevo apenas para traçar um rápido itinerário para quem estiver com dificuldades com o "método dos pontos medidores".

Vamos lá, na sequência:
1) Traçar LT e LH, na escala 1:25, lembrando que a altura do observador é de 1,60m.
2) Consultar a tabela dos pontos de fuga e pontos medidores, lembrando que temos as dominantes da vista superior fazendo ângulos de 30º e 60º com o quadro.
3) Marcar o PP aproximadamente no meio da folha.
4) Marcar PF1 e PM2 à esquerda de PP; marcar PM1 e PF2 à direita de PP, seguindo as distâncias da tabela. Como em nosso caso DP=6, utilizar a linha PV=60 e dividir os valores por 10 (e arredondar, para facilitar). Assim, teremos PF1=10,4; PM2=3,4; PM1=1,6; e PF2=3,4. Todos na LH.
Obs.: muita atenção ao marcar a LT e a LH (passo 1) assim como os PFs e PMs (passos 2, 3 e 4) - um descuido aqui e o desenho inteiro sai errado! Observar muito bem as medidas no escalímetro.
5) Trazer PP para a LT e traçar o pé-direito (altura do ambiente) de 2,70, em VG. Ligar a base e o topo da reta vertical aos PFs.
6) Aqui entra o método dos pontos medidores. Marcar as distâncias horizontais na LT.
7) Ligando as distâncias marcadas na LT, à esquerda, a PM1, obtemos as medidas em perspectiva na dominante que liga a PF1. Ligando as distâncias marcadas na LT, à direita, a PM2, obtemos as medidas em perspectiva na dominante que liga a PF2. (Não precisa desenhar a reta inteira, apenas deem aquela "ticada" onde cruza com as dominantes, para evitar confusão - a lápis, abaixo):
8) Agora esqueça os PMs!! Ligue os pontos obtidos nas dominantes SOMENTE COM OS PFs! (na figura abaixo, estou encontrando a base da mesa).
9) As verticais são obtidas como nos outros métodos. Lembrar que as medidas verticais só podem ser jogadas em VG no quadro, para então serem "levadas" de volta para suas posições em perspectiva...

Espero que ajude!

Abraços e nos vemos,
Rodrigo K.


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sombras na épura e na isométrica

Olá a todos,

Disponibilizo aqui os arquivos enviados por e-mail esta semana: 1 arquivo em SketchUp (.skp) e 3 imagens (.jpg) com vistas frontal, superior e isométrica retiradas do mesmo. São os exemplos que mostrei em sala, sobre o tema das sombras na épura e na perspectiva isométrica.

Cliquem no link:

https://goo.gl/aw3DFU

Os nomes dos arquivos são iniciados com "sombranaepura".

No mesmo link, há o livro do Gildo Montenegro, que trata das sombras na projeção ortográfica, página 88 em diante (pág. 46 no ".pdf"). Ajuda!

Qualquer dúvida, e-mail me:


Até sexta,
Rodrigo K.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Perspectiva cilíndrica

Bom dia a todos!

Na aula de amanhã (15 jan.) vamos começar a desenvolver um exercício de perspectiva cilíndrica (paralela) que deverá ser entregue até o FINAL da aula do dia 22. O desenho-base da atividade contém uma vista superior e outra lateral de um ambiente, na escala 1:50. Disponibilizo abaixo o link para 'download' do mesmo, caso alguém precise - o arquivo está em 'pdf'. Entretanto, amanhã levarei em mãos cópias do desenho para serem distribuídas. O link é mais para consulta, ou para caso alguém perca, molhe, manche, amasse, fure, picote, rasgue de raiva, arremesse pela janela, jogue fora o desenho ou dê para o cachorro comer. Neste caso, imprimir em tamanho A4.

O enunciado do exercício também passarei amanhã, em sala.

Link para download:
https://goo.gl/08nVz7

(Utilizar a pequena seta para baixo, no topo da tela, para baixar o arquivo).

Abraços e até,
Rodrigo K.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Vídeo 3 escalas

Olá!

Segue abaixo link com um pequeno vídeo que elaborei no PowerPoint sobre o método das três escalas, para a resolução de problema bem simples com objeto situado depois do quadro e ponto de fuga central. O arquivo tem 15Mb e possui áudio. Em breve pretendo disponibilizar via YouTube:

https://goo.gl/iewGEu

Um abraço e boa semana a todos,

Rodrigo K.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dia 11 HAVERÁ AULA

Car@s,

Só para reforçar: no dia 11 de dezembro, HAVERÁ AULA, ok?
De 8:30 a 12:00. O mesmo horário se aplica para a última aula do ano (18 de dezembro). Em janeiro voltamos a fazer de 9:00 a 12:00.

Abraços e bom final de semana,

Rodrigo K.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Perspectiva do armário (estante)

Queridos(as)!

Fiz um pequeno filme (10 minutos) explicando, de forma bem simplificada, como desenhar o armário (ou estante) da nossa perspectiva de interiores, mas não estou conseguindo reduzir o tamanho do arquivo - ficou com quase 1 giga! (afff...)

Só me resta fazer uma 'manobra', por enquanto, e postar aqui algumas imagens (são 7), um tanto desfocadas, do vídeo, para que vocês tenham uma ideia do processo. Vou ver o que faço para reduzir o tamanho do filme, mas não sei se vou conseguir postá-lo esta semana...
: (

O importante é vocês lembrarem de marcar as profundidades - no caso do armário são módulos de 70cm -, rebatidas, na 'LT' [nos desenhos abaixo, em vermelho], e, a partir de 'D', traçar retas para encontrar as medidas em perspectiva.
 Depois, marcar as alturas [em roxo, no desenho, dá pra ver?], e aí 'puxar' as linhas a partir de 'P':
 Subir as verticais a partir das divisões marcadas no 'rodapé'...
 A lateral da estante que coincide com a parede do fundo (o nosso 'quadro') pode ter todas as medidas marcadas em 'V.G.':
 Já podemos desenhar as prateleiras horizontais... (que tal começar pelo topo?)
 Aqui (abaixo), eu comecei a traçar as divisórias verticais da prateleira:
 E comecei a dar um contorno definitivo (fiz a tinta, para ficar mais fácil de visualizar) para as prateleiras:



E aí... deu para entender alguma coisa? Bom, mas vocês também precisam pôr a cachola para funcionar, não é?
Abraços,
Rodrigo K.